domingo, 20 de novembro de 2011

Oxalá Orixalá Òrisàlá

  Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: moço – chamado Oxaguiam, e velho – chamado Oxalufam. 
  O símbolo maior é dar e tirar a vida, sendo muito benefico para a saúde de seus filhos que a esbanjam acima de tudo, sua anbiguidade sexual se dá ao fato de Oxalá ser um ser de luz propria e ter sido criado por si só.
  O dia consagrado para o novo é quarta,  o do velho é domingo; no qual não pode haver nenhum tipo de manifestação do culto por respeito ao Pai de Todos.
 Sua saudação é ÈPAÔ BÀBÁ ! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano. 
  Simboliza a paz é o pai maior nas nossas nações na Religião Africana. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo.
  Sua guia normalmente se usa branco leitoso para o velho e branco cristal para o novo.
  A forma de okutá é arredondada em branco leitoso.
  As ferramentas em si variam, o velho usa o cajado e o novo uma espada, podendo tambem serem representadas pelo ebi e pela pomba.
  Normalmente os filhos deste orixá nascem em  meses de sol, sendo que os mais agraciados pela escolha do eledá por Oxalá são os nascidos no mês de janeiro.
  Os filhos dele quando estão felizes levam luz e clareza nos ambientes ao contrario escurecem tudo e todos ao seu redor, são pessoas simples que dão muito valor a comida e vestimentas pois sabem que é isso é tudo que se aproveita na vida, são muito amigas daqueles que lhe dão carinho pois estão sempre em busca de aconchego. 
  Na Cabinda o ano de 2012 será regido por este maravilhoso orixá.