quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bará


Orixá dos caminhos, encruzilhadas, porteiras, passagens, segurança das casas e por ser dono dos caminhos e das encruzilhadas, simboliza o movimento.Considerado o demonio da Canbinda.
  Dia da semana: segunda-feira
  Cor: vermelha
  Guia: vermelha ou corrente de aço
  Parte do corpo Bará rege:  pênis, pâncreas, uretra, urina, sangue
  Ferramentas:chave, foiçe, corrente, garfo, ponteira, punhal e cachimbo
  Lugar de oferendas: cruzeiros abertos, fechados, encruzilhadas
  Aves: galo vermelho ou preto, podendo ter as duas cores juntas.
  Pombo: preto e cinza
  Quatro-pé: bode preto ou vermelho para Bará Lodê, cabrito avermelhado para os demais
  Peixe: pintado
  Frutas:ameixa vermelha, butiá,cana-de-açúcar
  Sobrenomes de Orixá: Lodê, Lanã, Tiriri, Adague, Burucu, Baluaê, Agelú, Toquí, Demí, Alupanda, Bi, Leba,  Abanada, bô, Tolabi
  Flor: cravo vermelho
  Características: dono dos cruzeiros
  Dia do ano: Lodê, 29 de junho, demais Barás, 13 de junho
  Doce: caramelo, mel, negrinho (brigadeiro), bombons etc.
  Ervas: Cambuim (Para Lode)fumo brabo, dinheiro em penca, arruda macho, alevante guiné, orô, arnica, , carqueja, canela
  Saudação: alupo
  Animal de estimação: rato
  Função: abertura de caminho, demanda, etc.
  Santo que representa: Lodê, São Pedro, demais Barás, Santo António
  Dias do Ano: 13 de junho e29 de junho.
  Primeiro Orixá do Panteão Africano, é dinâmico e jovial. É o intermediário entre os homens e as divindades, considerado o mensageiro. Dono dos caminhos e das encruzilhadas simboliza o movimento, portanto fecha e abre os caminhos. É um orixá das questões mais imediatas, relacionadas a dinheiro e trabalho. É a ele que pedimos abertura nos negócios financeiros, pedimos que leve, aos demais Orixás, os nossos pedidos e agradecimentos. Não teremos êxito sem antes pedirmos e ofertarmos algo ao Orixá Bará.
  Os Barás dividem-se, basicamente, em dois tipos: "os de dentro de casa": Bará Agelú, Lana, Adague, etc., considerados mais calmos em relação a Bará Lodê, o Bará da Rua, considerado violento e por isso é muito respeitado. O Bará Lodê é o guardião do templo e por isso deve-se cumprimentá-lo por primeiro ao entrar num terreiro de batuque e nunca mulheres ferteis devem se aproximar deste temido e vingativo Orixá. Seu assentamento e seus pertences ficam guardados à parte, numa casinha, geralmente vermelha na parte frontal do templo. Acompanham o Bará Lodê: Ogum Avagã e lansã Timboá, igualmente denominados Orixás de rua.  É o mais humano dos orixás, por exemplo: adora agrados e oferendas, detesta água e chuva, nos dias chuvosos é inútil lhe entregar oferendas, nestes dias é melhor deixá-los guardados no Quarto-de-Santo ou Peji, até que a chuva cesse.
  Aqueles que são regidos por Bará, apresentam uma personalidade muito marcante e um comportamento cotidiano muito diverso. São pessoas altamente fiéis aos seus princípios, aos amigos e as suas causas. São corajosos e dedicados.Alguns tem fortes tendencias a praticas ilicitas.
  Amáveis, não medem esforços nem sacrifícios para auxiliar aqueles que amam. Excelentes amantes, a virilidade é uma característica básica daqueles regidos por este orixá, pois a sedução é sua maior arma por seu pai ser dono do libido.
  Características positivas: são comerciantes hábeis e espertos, profissionalmente sempre chegam ao seu objetivo, mesmo que para isto tenham que se empenhar de corpo e alma para conseguirem seus intentos. Fortes, capazes, espertos, inquietos, astutos, atentos, rápidos, despachados e sagazes. Características negativas: Severos e exigentes ao extremo, caprichosos, extremamente vaidosos e ambiciosos. Brigões, debochados, brincalhões, sempre esperam uma recompensa por aquilo que fizeram. Tem caráter dúbio, sendo gentil e maldoso ao mesmo tempo.
  Lendas
  Bará teve numerosas brigas com outros orixás, nem sempre saindo vencedor. Certas lendas nos contam seus sucessos e seus reveses, nas suas relações com Oxalá, ao qual fez passar alguns maus momentos, em vingança por não haver recebido certas oferendas, quando Oxalá foi enviado por Olodumaré, o deus supremo, para criar o mundo. Bará provocou-lhe uma sede tão intensa que Oxalá bebeu vinho de palma em excesso, com conseqüências desastrosas.Por motivo dessa lenda o verdadeiro filho de Oxalá sempre desconfia dos filhos deste Orixá.
  Em outras lendas, narra-se que houve uma disputa entre Bará e o Grande Orixá, para saber qual dos dois era o mais poderozo, em conseqüência, o mais respeitável. Oxalá provou sua superioridade durante um combate cheio de peripécias, ao fim do qual ele apoderou-se da cabacinha que encerra o poder de Bará, transformando-o em seu servidor. Durante uma competição, da mesma natureza, entre Bará e Xapanã, foi este último que saiu igualmente vencedor.
  Por esse mal feito foi almadiçoado por Oxalá para nunca entrar dentro do terreiro e e seria apenas amado e servido fora do templo( Referente a Lode) e comeria apenas o amargo.
  Uma história mais simples, conta-se que Bara tentou seduzir sua propria mãe Yemanjá e foi amaldiçoado por Oxalá a sempre servir aos demais Orixás. Como vingança ele não abençoa nenhuma obrigação sem antes servi-lo.
  Por este motivo sempre sirva a Lode antes de qualquer obrigação ou ele se vingara ferosmente, se você negar a ele sangue ele tirará o seu, se negar comida ele trancara seu ganha pão. Pessoas que atrapalharam a obrigação deste maravilhoso Orixá foram ferosmente castigadas. Por ser um Orixá quase humano tem o mais profundo instinto de vingança.
  Como o nome Bara quer dizer pedinte em Iorubá, tudo que voce da a ele recebe muito em troca. 

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